Pensar no seu futuro é coisa séria, portanto, é necessário avaliar todas as suas opções antes das matrículas começarem. Você sabia que existem algumas formas de começar um curso sem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Conheça a seguir quais são estas iniciativas e como conseguir bolsas de estudo sem precisa do Enem.
Quero Bolsa
O Exame Nacional do Ensino Médio acabou padronizando a forma de ingresso em instituições tanto da rede pública quanto a particular. Mas em alguns casos, para quem não participou do exame, é possível acessa outras alternativas para começar um curso de qualidade.
Uma destas propostas que dispensam a pontuação do Enem, é a inciativa do Quero Bolsa. A proposta é que muitos estudantes consigam ingressar no ensino superior recebendo descontos nas mensalidades de seu curso.
Vale lembrar que, além da modalidade presencial, a inciativa também disponibiliza o Quero Bolsa EAD, ofertando diversas formações de qualidade para quem quer optar pelo ensino à distância.
A bolsa de estudos Quero Bolsa vale até o final do curso e para achar a sua oportunidade, você deverá acessar o site oficial e verificar as vagas disponíveis para a sua região.
Nossa Bolsa
Uma proposta semelhante à do Quero Bolsa, é a do Nossa Bolsa 2025. O objetivo também é auxiliar que jovens e adultos garantam a sua formação de qualidade em instituições particulares de ensino.
Para ser um aluno beneficiado pelo programa e receber até 70% de desconto no curso de sua escolha, é necessário comprovar renda baixa e se inscrever online em uma das faculdades parceiras do Nossa Bolsa.
Os interessados devem acessar o site da iniciativa durante o período de matrícula, geralmente aberto no primeiro e no segundo semestre do ano, e escolher a bolsa que mais condiz com a sua situação financeira.
Muitos alunos já conquistaram o seu diploma com o auxílio do Nossa Bolsa, e você pode ser o próximo!
Vestibular Próprio
Algumas universidades públicas não aderiram ou aderiram somente de forma parcial à avaliação do SISU 2025, por isso, uma alternativa para quem quer ingressar em um curso superior é a realização do vestibular próprio.
Este tipo de exame independe de avaliações exteriores e é administrada pela própria universidade, incluindo datas, inscrições e taxas de seleção.
Verifique as instituições públicas da sua região e se informe sobre quais delas dispõem do vestibular independente e quando começam as inscrições. Não perca esta oportunidade!